segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tirando dúvidas

 Há tempos procurava um artigo que me esclarecesse sobre esta questão de usar sabão líquido ou em pó, qual seria o melhor e mais econômico e hoje me deparei com este que posto para vocês.
Eu prefiro o líquido pois vejo que realmente ele rende muito mais e deixa a roupa mais cheirosa que o sabão em pó.
Tenham todos uma belíssima semana!

 Artigo publicado no http://br.mulher.yahoo.com/

Sabão em pó e sabão líquido dividem as prateleiras dos supermercados e a preferência das donas de casa, mas a dúvida sobre qual é o mais eficiente para lavar as roupas ainda existe.O gerente operacional das lavanderias Prima, Paulo Ricardo, responde a algumas perguntas em relação a esses dois produtos.

O sabão líquido é mais forte ou eficiente que o sabão em pó?

Os dois são eficientes, a diferença é que o líquido é um pouco mais concentrado e dilui com mais facilidade, não deixando resíduos, como o sabão em pó.

Qual sabão é mais econômico?
Normalmente, o líquido acaba sendo mais econômico, por exigir menor quantidade de produto.

O uso de sabão líquido dispensa o uso de amaciante?
Não. Sempre que usar um sabão, seja líquido ou em pó, deve-se utilizar o amaciante no final do processo. Sabão composto com amaciante não tem a mesma eficiência.

Para quem lava roupas à mão, qual o sabão mais indicado? Por quê?
Pode-se utilizar qualquer sabão para lavar à mão, porém, quando se lava à mão geralmente é uma peça delicada e peças delicadas a preferência é utilizar um sabão neutro, que provoca menor desbote nos corantes e não danifica os tecidos de lã.

Muitas donas de casa reclamam que o sabão em pó comum deixa manchas nas roupas. Essa seria uma vantagem do sabão líquido?
O sabão líquido também é alcalino e pode manchar os tecidos, como o sabão em pó. Nenhum sabão deve ser colocado diretamente sobre o tecido, porque pode causar manchas esbranquiçadas. O ideal sempre é diluir primeiro em água. Neste caso, o sabão líquido leva vantagem, porque se dissolve mais rápido na água e o sabão em pó demora para se dissolver e acaba deixando partículas sobre o tecido que, às vezes, acaba manchando.

O sabão líquido pode ser usado na pré-lavagem, como tira-manchas? Se sim, como isso funciona?
Tanto o sabão líquido como o em pó pode ser utilizado na pré-lavagem. O ideal é pegar um vasilhame pequeno e raso, colocar 500 ml de água, adicionar uma concentração um pouco maior de sabão (líquido 30 ml, ou em pó 50 g) e dissolver totalmente o produto antes de utilizá-lo. Após a solução estar pronta, passar nas partes mais sujas com uma escova de cerdas macias e, depois, colocar a roupa para lavar normalmente na máquina de lavar.

Há relatos de pessoas que não sabem como utilizar o sabão líquido. Como saber a medida certa? É preciso diluir o produto?
O sabão líquido vem para pronto uso. Nas embalagens, existem instruções de quantidade a ser utilizada para as máquinas domésticas. A quantia indicada normalmente é para máquina de 10 kg. Se tiver uma máquina de 5 kg, seria prudente utilizar metade da quantia indicada.

Fonte:  http://br.mulher.yahoo.com/

Nenhum comentário: