terça-feira, 25 de setembro de 2012

Você tem insônia?

Eu sempre dormi muito bem aliás eu não durmo, eu desmaio cedo mas também madrugo e não há nada que me faça dormir novamente depois que acordo às seis da manhã. Fico impressionada com o grande número de pessoas que só consegue dormir no meio da madrugada tomando remédios fortíssimos e mesmo assim acordam cedo. Pelo que ouço de algumas acho que faltam atividades físicas, a maioria delas é fumante e vão tomando café o dia todo, não tem hábito de tomar sol, nada de vida ao ar livre e isto é importante em qualquer idade basta lermos o que está em todos os artigos de revistas e jornais sobre o nosso bem estar. Encontrei algumas dicas interessantes para ajudar a quem sofre desse mal, tomará que funcione para se livrarem desses medicamentos que sabemos tem fortes efeitos colaterais. Dicas do Yahoo Saúde: 1 - Livro chato Boa para o corpo e para a mente, a leitura ajuda a melhorar a insônia, porém, devem-se tomar alguns cuidados na hora de escolher o livro de cabeceira: "Na maioria dos casos, a leitura ajuda a pegar no sono, mas recomendamos livros e revistas menos complexos. Prefira ler assuntos que não despertem tanto sua curiosidade e exijam muito do pensamento, senão, o efeito será contrário", explica o neurologista.
2- Trilha sonora Escutar uma música antes de dormir pode ajudar a embalar o seu no sono, porém, músicas muito agitadas podem causar o efeito contrário e fazer com que você perca o sono e sinta vontade de sair dançando. "É melhor ouvir algo mais calmo, que te faça relaxar. Um ritmo mais acelerado vai te deixar agitado", diz Shigueo. "Outro ponto que atrapalha é interromper o sono para trocar o CD ou mudar de estação, isso faz com que você prejudique seu sono e poderá se sentir cansado depois", continua o neurologista.
3- Hora da malhação Praticar exercícios físicos sem dúvida ajuda a amenizar a insônia, porém, Shigueo explica que existem restrições ao estilo e ao horário do treino: "É muito saudável e eficaz praticar exercícios físicos, só que os treinos devem ocorrer pelo menos duas horas antes do horário de ir dormir e não podem ser competitivos, senão, despertaram seu corpo e sua mente", explica o neurologista. "O ideal é praticar esportes mais leves, caso seja difícil praticá-los duas horas antes de dormir", continua.
4- Meditação "Assim como a massagem, a meditação também acalma a mente e traz uma ótima sensação de bem-estar, por isso, a noite de sono fica ainda mais tranqüila", diz Shigueo. A meditação permite equilibrar seus estados físicos, mental e emocional. Com ela, é possível livrar a mente das preocupações que invadem o pensamento durante à noite e roubam o sono.
5- Chá tem que ser morninho Os chás, que não são à base de cafeína, em geral, ajudam a relaxar e por isso são bons indutores do sono, mas o alerta fica para a temperatura da bebida: "Um chá de camomila ou erva-doce, por exemplo, faz bem porque relaxa, só que as altas temperaturas elevam a temperatura corporal e isso também pode causar insônia.Por isso, prefira chás gelados ou em temperatura ambiente e evite bebidas muito quentes antes de dormir", diz o neurologista.
Espero que estas dicas super simples possam ajudar vocês a dormir melhor sem medicamentos porque imagino o quanto deve ser chato ver a casa no maior silêncio, todos dormindo e você aí de olhos arregalados sem conseguir dormir,boa sorte!

4 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Rô,
Acho que vou aplicar estas dicas, mas na Daisy! Ela continua dando um baile de madrugada! Tem horas que eu gostaria de ter insônia para não acordar tropeçando e ir até a danadinha que está se esgoelando e acordando os vizinhos!!!
:)))
xoxo

Gosto disto!

Divina Chita Brasil disse...

Olá Rosana, não sei aonde tem aí no Rio, mas logo shegará mais na loja virtual.
Obrigada pela visita!
bj
Cimara

Unknown disse...

Olá minha querida Rô! Nossa, amei suas dicas, apesar de eu ter um sono hiper pesado!
Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
laylafonseca.blogspot.com

Elza Carrara disse...

Eu já tive insônia e posso dizer que é algo terrível, atrapalha mesmo a vida da gente, pois os dias se passam arrastados e as noites angustiantes. Hoje já diminuiu um pouco, ainda bem que meus filhos pegaram um ritmo bom de dormir, eu fico mais calma e o sono acaba aparecendo :)
bjs