quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nós queremos o Bonde - We want the Bonde


Há um ano os moradores de Santa Teresa lutam para ter o bondinho de volta as ruas do bairro mas até agora nada foi feito pelo governo do estado do Rio de Janeiro que apenas fala de vez em quando no assunto, faz projetos mas de concreto mesmo nada e o bairro está há um ano sem o seu meio de transporte preferido pelos moradores.

O bondinho de Santa Teresa foi inaugurado em 1896, a linha se estendia até ao Largo dos Guimarães e à rua Almirante Alexandrino.
Chegou a ter ao longo de sua existência mais de 35 veículos, alguns com reboque que circulavam ininterruptamente pelo bairro, houve época em que passavam a cada quinze minutos, os antigos diziam que se podiam acertar os relógios pela passagem pontual dos bondinhos que eram o único meio de transporte do bairro durante anos.

Este ano(2012) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou de todo o traçado do sistema de bondes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
O tombamento do tradicional sistema de bondinhos elétricos que corta o Aqueduto Carioca foi justificado pelo seu “elevado valor histórico e paisagístico”.


Fazer a travessia de bondinho pelos Arcos é algo especial que fascina a todos que já tiveram a alegria de fazer este passeio, sentir a brisa deliciosa é mágico!

Santa Teresa é um bairro histórico do Rio de Janeiro mas há muitos anos foi esquecido pelo governo do estado, prefeitura que não tem os cuidados necessários com o bairro.
Moradores lutam há anos por melhor segurança, iluminação , ruas esburacadas e tantas outras necessidades básicas que em qualquer outro bairro da cidade são resolvidas rapidamente mas ali as autoridades ignoram.
A violência cresceu de tal forma que os imóveis maravilhosos do bairro sofrem com absurda desvalorização.

Agora com a aproximação das eleições aparecem vários candidatos se oferecendo para resolver a questão dos bondes mas como bem sabemos antes de se elegerem prometem absolutamente tudo mas depois de eleitos nem se lembram que passaram por ali um dia portanto amigos de Santa não desistam da luta para termos o nosso charmoso bondinho de volta mas não acreditem em promessas de políticos porque palavras o vento leva!

Quando nasci meus pais moravam na Rua Gonçalves Fontes uma rua sem saída na Ladeira de Santa Teresa e com sete anos nos mudamos para a Rua Almirante Alexandrinho no Vista Alegre onde meus filhos cresceram e também curtiram este bairro cheio de charme, mesmo não morando mais no bairro torcemos e estamos juntos pelo retorno do Bondinho de Santa!



3 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Rô,
Não sabia que tinham tirado o bondinho de Sta Tereza! Espero que voltem...
xoxo

Gosto disto!

Rosana Soares Brigagão disse...

É Betty fez um ano agora que nosso bondinho saiu de circulação depois de um acidente que causou várias mortes inclusive o motorneiro do bonde e Santa não é a mesma sem ele.
Os moradores estão fazendo de tudoooo para conseguir ter de volta este patrimônio do bairro mas o governo do estado TÁ ENROLANDOOOOOOOOOO, vamos ver no que vai dar! beijinssssss, linda noite p vc

Unknown disse...

Olá minha querida! Nossa, a situação em nossa cidade se encontra cada dia mais calamitosa com essas autoridades que não se importam com a população! E realmente, lastimável!
Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
laylafonseca.blogspot.com
www.facebook.com/pages/Blog-Coisa-de-Menina/248491645185991