segunda-feira, 2 de abril de 2012

2 de Abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Esta data foi decretada pela ONU desde 2008.
A incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

Hoje aqui no Brasil varios monumentos serão iluminados de azul como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre) e muitos outros locais.

No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada menina.

Martim Fanucchi é o editor de Arte da única revista a respeito dessa síndrome na América Latina, a Revista Autismo, uma publicação gratuita, sem fins lucrativos, feita por pais de autistas, que pode ser acessada íntegralmente no site citado, sem restrições.

Quando faço um post como este sobre Autismo e outros assuntos que não tenho conhecimento suficiente há necessidade de pesquisa sempre para darmos informações corretas aos amigos que nos visitam diariamente e para minha surpresa acabo de ler que os autistas não tem atendimento pela rede pública de saúde, vocês acreditam?
Estou surpresa porque para mim eles tinham este direito, este nosso país tem coisas inacreditáveis mesmo!

Em junho de 2011, o Senado aprovou um projeto de lei que garantirá direitos e atendimento aos autistas do Brasil que atualmente não contam com tratamento pela rede pública de saúde. Para ir à sanção da presidente Dilma e virar lei, o projeto precisa ainda ser aprovado pela Câmara Federal, mas está parado sem entrar na pauta dos deputados há mais de oito meses.

Como um assunto assim fica parado ???? O que estes deputados estão esperando???? Certas coisas me tiram do sério, assuntos como estes tem que ser encaminhados, resolvidos para ontem, jamais ficar dentro de gavetas!

Fico aqui aguardando boas notícias para 2012, que tudo seja aprovado para que estas crianças que são Anjos de Deus e estão aqui para nos ensinar muitooo tenham seus direitos respeitados, Vitória nesta luta queridos é o que desejo de coração!


Fonte: GOOGLE

Um comentário:

Clê disse...

Os autistas merecem um dia especial de conscientização É um absurdo o projeto ficar parado, enquanto essas crianças se encapsulam mais e mais sem tratamento adequado!
O filho de uma amiga minha é autista profundo e vejo a luta que ela tem para "traze-lo"para fora de seu universo interior.As vezes ela se enche de esperança com alguns avanços, as vezes se desespera.
Aqui houve uma caminhada de parentes,maes e amigos de autistas ontem.espero que tenha servido p conscientizar a população e os políticos!bjns
http://cadernocolorido.blogspot.com.br