domingo, 29 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre BEN-HUR e o belíssimo E O VENTO LEVOU


Adoro cinema desde criança mas gosto de bons filmes que estão ficando raros, não temos mais grandes produções, os filmes como tudo hoje são descartáveis não existem mais os grandes lançamentos como era na minha infância, filas intermináveis para assistí-los, meses em cartaz, nada disso vemos mais hoje, os filmes entram às sextas-feiras se demorar para ir assistir não consegue mais porque já saiu de cartaz.
Resolvi hoje colocar para vocês algumas curiosidades muito interessantes sobre 2 filmes inesquecíveis.

BEN-HUR um filme magnífico!

O roteiro entrelaça a história de Jesus Cristo com a de Ben-Hur (Heston, em inesquecível atuação), judeu perseguido pelo magistrado romano Messala (Boyd), um grande amigo de infância que o condena ao trabalho forçado num navio e aprisiona sua família.
Baseado em livro do general Lew Walace, já adaptado para o cinema em 1907 e 1926, o filme combina impressionantes seqüências de ação (a célebre corrida de quadrigas, por exemplo) e cenas comoventes, realçadas pela esplêndida trilha musical de Miklos Rozsa.
Ben-Hur foi a maior bilheteria de 1959 e, até Titanic (1997), que o igualou, tinha o número recorde de 11 Oscar; melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante (Griffith), trilha sonora, fotografia (Robert Surtees), direção de arte, edição, figurino, efeitos especiais e som.
Ben-Hur é o recordista em número de estatuetas do Oscar, venceu em onze categorias.

Esta é a terceira adaptação para as telas de cinema de Ben-Hur. As anteriores ocorreram em 1907 e em 1926, ambas sendo mudas e também se chamando Ben-Hur.
ELENCO:
Charlton Heston... (Judah Ben-Hur)
Jack Hawkins... (Quintus Arrius)
Haya Harareet... (Esther)
Stephen Boyd... (Messala)
Hugh Griffith... (Xeique Ilderim)
Martha Scott... (Miriam)
Cathy O'Donnell... (Tirzah)
Sam Jaffe... (Simonides)
Finlay Currie... (Balthasar)
Frank Thring.... (Poncius Pilatus)
Terence Longdon... (Drusus)
George Relph... (Tiberius)
André Morell... (Sextus)

* Só a construção do circo para a corrida de quadrigas (na Cinecittà, em Roma) custou 1 milhão de dólares. Nessa sequência - dirigida em 94 dias por Andrew Marton, Mario Soldati e Yakima Canutt, especialista em cenas de perigo - , utilizaram-se cinco câmeras, 8.000 extras e 76 cavalos.
* Para a entrada dos corredores, o diretor de fotografia Robert Surtees usou uma grua de mais de 30 metros de altura: o espectador vê as quadrigas desfilando na pista como se estivesse sobrevoando o circo. O efeito é realçado pela utilização do processo cinematográfico Camera 65, um aperfeiçoamento do cinemascope.
* Apesar de haver na Itália cavalos brancos, os quatro cavalos brancos utilizados durante as filmagens vieram da Tchecoslováquia, trazidos na primeira classe de um avião fretado para o transporte e que teve seus assentos retirados.O estádio confeccionado para Ben-Hur foi feito seguindo detalhes do estádio utilizado na versão da história lançada nos cinemas em 1926.* Após o término das filmagens, os cenários utilizados em Ben-Hur foram todos destruídos por ordem do produtor Sam Zimbalist, que temia que eles fossem utilizados em produções menores realizadas por produtores italianos.
* Burt Lancaster recusou o papel de Judah Ben-Hur porque, a história continha morais violentas as quais discordava. Além de Burt Lancaster, os atores Marlon Brando e Rock Hudson também recusaram o papel-título de Ben-Hur.

E O VENTO LEVOU

Gone with the Wind (E Tudo o Vento Levou - título em Portugal) ou E o Vento Levou (título no Brasil)) é um filme clássico americano de 1939, um romance dramático, dirigido por Victor Fleming e com roteiro de Sidney Howard, adaptado do livro homónimo de autoria de Margaret Mitchell. Entre os colaboradores do roteiro estiveram também os escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner.

Apesar de a direção ter sido creditada exclusivamente a Victor Fleming, ele dirigiu apenas 45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.

O filme foi produzido por David O. Selznick, a trilha sonora é de Max Steiner, a fotografia de Ernest Haller e Ray Rennahan, o desenho de produção de William Cameron Menzies, a direção de arte de Lyle R. Wheeler, os figurinos de Walter Plunkett e a montagem de Hal C. Kern.

A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos 32 milhões de dólares.

É o segundo filme com o maior número de indicações ao Oscar, ficando atrás apenas dos empatados A malvada, de 1950, e Titanic, de 1997, que foram indicados a 14 Oscares. …E o vento levou, que teve 13 indicações ao Oscar, conseguiu vencer oito e, fora das indicações tradicionais, conquistou outros dois especiais (um honorário e outro técnico), fato que o fez tornar-se o ganhador de dez estatuetas, sendo superado apenas por Ben-Hur, de 1959, que conquistou onze estatuetas (embora tenha tido menos indicações que …E o vento levou, 12).

- Mais de 1400 atrizes foram entrevistadas para o papel de Scarlet O'Hara, sendo que mais de 400 chegaram a fazer leitura do roteiro;

- Foi o primeiro filme a cores a ganhar o Oscar de Melhor Filme;

- ...E o Vento Levou, Branca de Neve e os Sete Anões e O Exorcista são os únicos filmes de todos os tempos a serem reprisados com lucro ao longo dos anos;

- A primeira cena de ...E o Vento Levou a ser filmada foi a do incêndio em Atlanta. Foram rodados 113 minutos e que o que pegou fogo, de verdade, foram cenários de filmes antigos como os da primeira versão de King Kong. Contudo, o fogo provocado foi tão intenso que vários moradores próximos ao local ligaram para os bombeiros, pensando que o estúdio da MGM estivesse pegando fogo;

- Eloqüente exemplo de pioneirismo de Menzies é a sequência em que Scarlett caminha entre os corpos de sobreviventes da batalha de Gettysburg. A câmara acompanha a personagem num impressionante traveling aéreo, conseguido graças à utilização de um guindaste de 43 metros de altura, que rolava por uma rampa de cimento armado;

- Cerca de mil extras misturados com outros tantos bonecos de cera, contribuiram para a magnificência da tomada citada acima. O restante são efeitos especiais e transparência desenvolvidos por Jack Cosgrove, Lee Zavits e equipe;

- Vivien Leigh trabalhou nos sets de filmagem por 125 dias e recebeu por isso a quantia de US$ 25 mil;

- Clark Gable trabalhou por 71 dias e ganhou US$ 120 mil;

- Entre os rumores dos bastidores, circulava a informação de que Vivien Leigh não suportava as cenas de beijo com Clark Gable por causa de seu mau hálito;

- Hattie McDaniel não pôde comparecer na première do filme em Atlanta porque era negra;

- Ela foi a primeira atriz negra a conquistar um Oscar.



Belíssima filmagem de BEN-HUR, trecho do filme que emociona profundamente.


FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: