terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Alimentos que protegem a pele dos danos do sol


Este é um assunto muito importante e de interrese geral, minha irmã publicou no blog dela e estou deixando aqui para vocês ok? As informações são preciosas, leiam e repassem para amigos e familiares, lindo dia para todos.
______________________________________________________________

Chamados de fotoprotetores, eles ajudam a combater o envelhecimento precoce e a proteger do câncer, garantindo beleza e saúde.

Além de protetores solares, alguns nutrientes contribuem para a beleza e a saúde da pele
A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele.

A radiação ultravioleta ainda promove alterações cutâneas que podem ir de atrofia da epiderme ou hiperqueratose a doenças como o câncer de pele.

Além do uso de protetores solares (fotoprotetores externos), alguns nutrientes (fotoprotetores internos) podem ajudar a reduzir os riscos.

“Pesquisas têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são excelentes para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar”, diz a nutricionista Natália Colombo, diretora da NCnutre – Nutrição Funcional Individualizada, de São Paulo.

Uma dieta rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e ingestão de água adequada, aliada a boas horas de sono e a prática de atividade física, podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele.

“Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidante, estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação da pele”, explica Natália.

Veja a seguir alimentos aliados da sua pele, especialmente no verão:

Amêndoa: rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres – em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.

Cenoura e goiaba: fontes de betacaroteno, potente antioxidante precursor da vitamina A. O nutriente impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A ajuda a clarear a pele e previne o aparecimento de acne.

Cacau: contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a pele em geral e promove maior resistência aos efeitos dos raios UV.

Semente de linhaça: seus ácidos graxos ômega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as linhas de expressão e promovem hidratação.

Espinafre: rico em ácido fólico, reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.

Tomate: quando aquecido libera o licopeno, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios UV.

Castanha-do-pará: é rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

FONTE BLOG:http://www.nuttrisaude.com.br/

Um comentário:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Relação perfeita.
Quero ver! Comer tudo isso e não engordar... rsrsrs
Bjs