quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Delícias para o Natal


É amigos já estamos quase lá por esta razão deixo coisinhas especiais para vocês.

Um prato maravilhoso de bacalhau, uma linda decoração para panetones que você pode presentear os amigos e esta música do Roupa Nova que tem um letra encantadora.

Agora vou começar meu dia já preparando sobremesas que precisam ser congeladas para estar uma delícia no dia 24, ótimo dia para todos.

Esta receita foi criada por Maria Tereza Weiss, dona de um restaurante famoso no Rio na década de 70. Essa receita pode ser dividida ao meio. A quantidade de bacalhau indicada abaixo serve entre oito a dez porções, até mais quando servido com outros pratos, como fazemos no Rio de Janeiro. Receitas devem se adaptar aos hábitos alimentares de sua época, portanto reduza a quantidade de gordura se quiser. Utilize manteiga ou azeite no lugar de misturar as duas gorduras. Herança regional, o coentro nem sempre é do agrado da maioria das pessoas, deixe só um pouquinho e complete a quantidade com salsa picada.

Bacalhau Espiritual

Rendimento: 8 a 10 porções

700g de bacalhau dessalgado, aferventado e desfiado o mais fino possível,
1 litro de leite
6 gemas
250g de creme de leite
2 dentes de alho socados
5 colheres de sopa de farinha de trigo
2 cenouras raladas cruas
2 cebolas grandes raladas
200 g de manteiga
4 colheres de sopa de azeite
1 1 / 2 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de coentro picadinho
noz- moscada ralada
sal
pimenta-do-reino
1 xícara de farinha de rosca
molho inglês

Doure o alho e a cebola em 100 g de manteiga e no azeite, junte a cenoura espremida, refogue bem, adicione o bacalhau e torne a refogar por alguns minutos.
Doure a farinha de trigo em 100g de manteiga e, sempre mexendo, acrescente, aos poucos, 3 / 4 de litro de leite. Mexa sem parar em fogo brando até obter um creme grosso e cozido. Feito isso afaste a panela do fogo, acrescente as gemas desfeitas no restante do leite (passe pela peneira). Misture bem e torne a levar ao fogo. Tempere com sal e retire do fogo assim que começar a ferver.
Misture o creme com o bacalhau e mantenha no fogo baixo. Sempre mexendo, vá acrescentando uma xícara de queijo parmesão ralado e o coentro. Tempere com molho inglês, noz-moscada e pimenta a gosto.
Retire do fogo e deite em um refratário grande e fundo. Misture a farinha de rosca com 1 / 2 xícara de queijo parmesão ralado e um pouco de noz moscada. Espalhe sobre o creme de bacalhau, salpique com manteiga e leve ao forno quente por uns vinte minutos. Sirva em seguida com arroz branco e batatas fritas palito.

Vejam que lindas as decorações feitas nos panetones, não ficaram um obra de arte?
Depois você embrulha num celofane com um belo laçarote e quem ganhar este presente vai ter pena de cortar!

Fiquei apaixonada por esta música, espero que vocês também gostem, prestem atenção nesta letra maravilhosa.

Um comentário:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Boas receitas a de bacalhau já passei para o meu caderno de erecitas virtual....
Bjs