terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desqualificação de síndicos causa prejuízos aos moradores de edifícios

Bom dia amigos, ontem não fiz nenhuma postagem porque o assunto Nota Carioca dá 50% de desconto aos cariocas é muito importante , todos precisavam ler e ter conhecimento para economizar em 2012 mas hoje estou aqui com vocês com um assunto que vai interessar a maioria já que hoje pela falta de segurança somos obrigados a morar em edifícios, todos tem um síndico não é? Vamos nós dar umas dicas para vocês.


Algum tempo atrás já fiz um post sobre este assunto mas como faz parte do nosso dia a dia, gosto de orientar as pessoas para que prestem mais atenção na movimentação financeira do seu edifício.

As administradoras hoje tem em seu site o Condnet e é por ali que você vai acompanhar todos os pagamentos/recebimentos que estão sendo feitos, ver quem ou que empresa está prestando serviço a vocês , não tenham vergonha de perguntar ao síndico ou administradora porque aquele dinheiro ali é seu também, eles tem obrigação de responder todos os seus questionamentos, para isto são contratados.

Alguns maus síndicos se acham "donos" e que serão eternos na sindicância já que a maioria dos condôminos sequer comparece as assembléias mas não é bem assim porque um dia a casa cai e são banidos da convivência condominial, já vi isto acontecer em mais de um prédio.Todos confiam até que um dia deixam de confiar!

Muita gente acha que administrar um condomínio é como brincar de casinha e assumem sem ter a mínima noção de nada, a maioria desconhece a própria Convenção e muitos acham que por ela ser antiga, está defasada e podem fazer o que bem entendem quando não é assim, enquanto não for feita a alteração da mesma ela vigora com toda sua fôrça e tem que ser respeitada por todos que ali residem.

O síndico tem autonomia para resolver diversas questões condominiais mas é sempre bom ter seu sub-síndico e conselho participando diretamente nas decisões de interesse comum.

O grupo que administra o prédio onde resido atualmente tem atitudes que me fazem recordar da ditadura que tivemos anos atrás mo Brasil, moradores não podem questionar, quem questiona tem sua vida dificultada em qualquer questão no edifício.
Ontem peguei o Livro de Ocorrências para registrar uma sugestão para as próximas reuniões e para meu espanto verifiquei que três páginas foram arrancadas do livro, da página 4 pulava para a 8, levei um susto!
Dois moradores haviam registrado ali reclamações justas mas como afetavam a administração, este grupo achou por bem arrancarrrrrrr as folhas para que os outros moradores não lessem as mesmas, está correto isto??? Isto para mim é "censura" , ditadura, só aceitam elogios, críticas jamais e em condomínio isto faz parte do dia a dia.

Claro que não deixaria passar , registrei minha indignação com a falta de decoro deste grupo e coloquei em letras maiúsculas grifadas: NÃO ARRANQUEM A MINHA FOLHA PORQUE TORNAREI A POSTAR EM QUANTOS LIVROS VOCÊS SUMIREM/RASGAREM OU MELHOR, ENTREGAREI A CADA MORADOR PARA QUE TENHAM CIÊNCIA DOS FATOS!

Quando decidi ser síndica foi justamente porque no outro prédio onde morei durante 50 anos tínhamos uma administração bem parecida e não podíamos continuar aceitando os absurdos ali cometidos.
Li vários livros sobre administração de condominios, leis, sempre participei dos encontros anuais de síndicos onde conhecemos muita gente e a troca de informações é enriquecedora.
Fiz todos os cursos no SECOVI inclusive de Segurança Predial onde fui a única síndica presente, um sucesso e fiz ótimos amigos porteiros, zeladores que me deram dicas muito importantes que guardo com muito carinho.

Fiquem atentos e não aceitem desperdícios porque existem síndicos e síndicos,administradoras e administradoras, tomara que o seu edifício não tenha estes problemas e não esqueçam o Lema dos Escoteiros: SEMPRE ALERTA!

Um comentário:

Leinha do Sulll... disse...

COM CERTEZA....QUE NEM ESCOTEIROS:-SEMPRE ALERTA!!!
TANTO NO QUE DIZ RESPEITO À CONDOMINIO...E TBEM "OUTROS BABADOS".
VALEU...
GDE ABRAÇO