sábado, 28 de maio de 2011

Histórias de Amor, quem não gosta!


Esta semana por causa da escola de Joaninha me vi no meio do bando de Lampião ou Capitão Virgulino como ele gostava de ser chamado.
Cada criança precisava levar um objeto ou mesmo foto de coisas do nordeste e adivinhem o que Joaninha levou( herança de meu pai), um chapéu de Cangaceiro rs,sr,sr, estão rindo né mas Dr. Brigagão meu pai era impossível de travesso e trouxe de uma viagem aquela região.
Quando a vi com o chapéu na mão comecei a rir e pedi que me emprestasse porque ia usá-lo naquele momento e disse a ela: agora sou vovó Maria Bonita mulher de Lampião pra que, precisei entrar no google para contar os fatos corretamente, viva o Pai Google rs,sr,sr tem sempre tudo sobre qualquer assunto e passamos uma tarde hoje só de gargalhadas graças a essa dupla nordestina.
Ela queria ver os rostos dos cangaceiros que a professora e vovó haviam falado para ela e o Google nos presenteou com diversas fotos mas para nós esta que postei foi A Campeã!


De cara ela já foi logo dizendo que o nome da Maria estava errado, tinha que ser Maria Feia rs,sr,sr no que concordei totalmente porque a criaturinha era feia mesmo mas e o Lampião, Jesus, que figura mais engraçada, reparem nos cambitos fininhos dele, rimos quase meia hora só por conta disso. Depois a foto do bando rs,sr,rs, parecem caricaturas de tão engraçados e feinhos de doer. Não bastasse isso o rei do cangaço era manco por conta de um tiro que levou no pé direito e cego do olho direito por causa de um espinho enquanto andava pela caatinga, o cabra devia ser mesmo uma figura muito interessante e divertida.
Maria havia sido casada mas o enlace não vingou e como Lampião era amigo da família, passava sempre pelo lugarejo onde moravam um belo dia a mãe de Maria falou da admiração que a filha tinha por ele e bastou, logo o namoro engrenou, depois de um ano ela se tornou a First Lady of Cangaço. Depois dela outras mulheres passaram a fazer parte de bandos de cangaceiros. Maria Bonita nasceu em 8 de Março de 1911, nascer nessa data realmente já se podia prever que esta mulher teria um destino especial.
Vocês estão vendo como uma netinha de cinco aninhos agita e diverte a vida da vovozinha Ro? Agora vou entrar na fase de pesquisas escolares o que certamente irá nos proporcionar ótimas horas juntas e tudo isso para dizer a vocês o seguinte: amar e ser amado é uma maravilha , se a criatura é feia, zarolha, manca, são meros detalhes, o amor torna o ser amado a criatura mais linda do mundo para nós mas se a situação for muito crítica, aconselho que tire os óculos viu? rs,rs,sr.
Continuo minha campanha PROCURO UM NAMORADO até o próximo dia 11, quero muito ganhar um ramalhete de rosas vermelhas mesmo que seja do Lampião!

2 comentários:

Maria Cecile disse...

Rosana... que lindo!
Essa história de amor do cangaço também me deixava bastante curiosa quando eu era pequena. queria saber tudo. Em uma das vezes que fui ao nordeste passei por um dos lugares que eles frequentavam. Achei o máximo. Fiquei imaginando eles ali, que nem criança, no meio daquela caatinga, rsrsrs.
beijos bejios beijos e na Joaninha também.

Rosana Soares Brigagão disse...

Olá Cecile,histórias de amor são sempre encantadoras ainda mais essa que foi sempre lotada de fortes emoções não é mesmo?
Imagino vc nesses lugares, eu tb viajaria no tempo se estivesse ali, ficaria imaginando tudo, amo visitar lugares históricos, me transporto.
Há uns quatro anos atrás nas férias do meu filho fomos a uma cidade próxima a Conservatória, chama-se Santa Rita de Jacutinga e lá fomos visitar uma fazenda centenária onde foram gravadas cenas da novela Terra Nostra, foi fantástico!
Um construção maravilhosa mas sem nenhuma conservação, a família luta com mtas dificuldades, paga-se uma pq valor e um deles mostra partes da propriedade, quando entramos na SALA DOS CASTIGOS dos escravos passei mal, precisei sair dali rapidamente, me impressionou demais e senti algo estranho dentro de mim.
É uma propriedade belíssima e cheia de histórias, pretendo voltar lá p ouvir todas elas, minha matéria preferida no colégio sempre foi história e continua sendo, me fascina.
Maria Bonita e Lampião sempre me encantaram, ela foi uma mulher mto a frente do seu tempo, valente demais!
Beijinssssssss, lindo domingo p vc.